terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Mensagens: A Autoridade Espiritual na Família

“A Autoridade Espiritual na Família”.
Texto Bíblico: Efésios 6:1-4 
Em primeiro lugar lemos nos versículos 1 e 4 a expressão “no Senhor” e “do Senhor”, mostrando que A AUTORIDADE ESPIRITUAL É DADA POR DEUS. Sempre que lemos este texto de Efésios 6:1-4 para os pais o primeiro versículo salta aos olhos, pois fala da obediência dos filhos; para os filhos o quarto versículo é que salta aos olhos, pois fala para os pais não provocarem os filhos à ira.
Na verdade não devemos olhar este texto como sendo uma “briga” de poder. Ele deixa claro que os pais têm autoridade sobre os filhos e que esta autoridade é dada por Deus. Eles não precisam reivindicá-la, eles não precisam disputá-la com os filhos, os pais devem exercê-la como algo outorgado por Deus, como um instrumento para proteger e abençoar.
Deus deu aos pais autoridade sobre os filhos para poderem conduzi-los à maturidade, para conduzi-los e educá-los no caminho do Senhor. Deus deu autoridade aos pais como ferramenta para ser usada neste processo e como proteção para os filhos.
Em segundo lugar, quando o texto no v. 3 fala em “para que te vá bem”, está colocando uma questão muito importante: A AUTORIDADE ESPIRITUAL DÁ PROTEÇÃO AOS FILHOS. Os filhos que estão debaixo da autoridade dos pais estão protegidos por esta autoridade, isso em termos espirituais, emocionais e também físicos. Quando um filho se rebela e sai fora da autoridade dos pais, ele torna-se vulnerável aos ataques e domínio de Satanás. Isso pode vir através de ataques espirituais e também de armadilhas do mundo.
Concluindo, gostaria de encorajar os pais a exercerem sua autoridade espiritual dada por Deus para proteção de seus filhos. Quero desafiá-los compartilhando um depoimento que ouvimos há alguns anos atrás numa palestra no colégio onde os nossos filhos estudavam sobre drogas. A pessoa que expôs era um terapeuta que trabalha com orientação de adolescentes e jovens que estavam envolvidos com drogas. Ele afirmou que na maioria absoluta dos casos uma das causas principais é o desajuste familiar e mais especificamente a falta de autoridade dos pais. Falta de autoridade manifestada na falta de definição de limites e de acompanhamento próximo dos filhos. Ele chegou a dizer o seguinte: “Se você não conduzir e exercer autoridade na vida de seu filho saiba que ali na esquina tem um traficante que poderá fazê-lo”.
Gostaria de orar pelos pais, para que possam exercer a autoridade espiritual na família segundo o ensino bíblico que aprendemos. Deus nos abençoe e restabeleça em nossas famílias o princípio de autoridade que Ele estabeleceu para a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário