terça-feira, 7 de novembro de 2017

Esboço de Sermão pastor Euzebio: O Tempo se abrevia

O Tempo se abrevia
Texto Bíblico: Mateus 24:21-22
De todos os acontecimentos que sinalizam a iminente volta de Jesus, há um detalhe vivido por todos nós e que tem passado despercebido pela maioria como o grande sinal de que estamos (de fato) vivendo os últimos dias: “o abreviar dos dias”. Você já reparou que o tempo parece estar passando mais rápido? Pelo menos é a impressão que temos, e isto é sinal da volta de Jesus! Em relação a impressão que temos que o tempo está "passando mais rapidamente", é simplesmente uma questão de percepção. Devido à nossa rotina, com correria e excesso de trabalho, não encontramos tempo suficiente para realizar todas as atividades que nos propomos à fazer. A modernidade e a velocidade em que as informações chegam até nós, nos faz ter a percepção de que o tempo de fato está passando mais rapidamente. Mas é só ficar um dia sem fazer nada, olhando para o relógio que iremos ter a percepção de que as horas custaram a passar!  Porém: “Quem criou o relógio foi o homem, mas Deus é o Senhor do tempo”. Ele tem Poder, para abreviar ou estender o tempo...
No Velho Testamento encontramos o relato de quando Josué, no poder de Deus, mandou que o sol e a lua parassem para que ele tivesse tempo de completar sua vitória sobre os inimigos de Israel. O sol, a lua e as estrelas estão sob o controle de Deus. Outro exemplo é o Rei Ezequias que pediu a Deus um sinal de seu grande poder. Deus respondeu por meio de um relógio do sol, que era usado como relógio pelos Babilônios, Gregos e Israelistas. “Eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim retrocedeu o sol os dez graus que já tinha declinado”. (Isaias 38:8)
No ano 70 d.C os dias foram abreviados quando ocorreu o cerco Romano contra Jerusalém, caso contrário ninguém suportaria tamanha Tribulação. Aliais muitos historiadores e estudiosos acreditam que este foi o cumprimento deste texto que lemos, porém se esquecem que a Palavra do Senhor é ampla... Exemplo para entendermos isto... É a aplicação do juízo de Deus... Lembra do Diluvio... Foi o juízo de Deus sobre o homem; Lembra também de Sodoma e Gomorra... Novamente o juízo de Deus sobre estas cidades... e temos a absoluta certeza de que o Juízo de Deus cairá novamente sobre a humanidade... “… teimei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” Apocalipse 14:7.
Em nossos dias algo parecido também ocorrerá na grande tribulação mundial, onde aqueles dias serão abreviados, para que os redimidos não sejam completamente destruídos.
Um dos mais significativos sinais da iminente volta de Jesus é que os dias serão abreviados e isso por amor aos escolhidos do Pai, porque, caso contrário, ninguém se salvaria. O requisito para redução dos dias como já ocorreu anteriormente é uma “grande aflição” que tomará conta do mundo inteiro, uma aflição única, que nunca houve outra igual e nem haverá. Guerras, rumores de guerra, pestes, fome, terremotos são tratados por Jesus como o princípio das dores, mas Ele próprio alerta: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim”. (Mateus 24:6). Mas quando Jesus falou da “grande aflição” ligando este fato ao abreviar dos dias. “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”. (Mateus 24:12). O multiplicar da iniquidade, que é o mesmo que maldade, é palpável em nossos dias. Ninguém está mais seguro em lugar algum; a barbárie dos crimes nos assustam todos os dias, requintes de crueldade contra crianças, idosos, jovens e adultos são a prova de que a maldade se multiplicou. Acontece que uma coisa “puxa” outra e assim a maldade se multiplica na mesma medida em que o amor esfria. A Bíblia diz claramente que Deus é amor, portanto o que se observa é o amor morrendo no coração dos homens na mesma proporção em que se afastam de Deus. Os dias são maus, os tempos são difíceis, mas não se afaste de Deus, sem Ele o que é ruim será bem pior.  A volta de Jesus está muito próxima, por mais que a maioria não acredite, por mais que o amor se esfrie em muitos corações, por mais que os homens não percebam que os dias estão sendo abreviados. Seja firme na fé, avive a esperança da salvação e levante os olhos para o alto, logo, logo, ao soar da trombeta Jesus arrebatará Sua Amada Igreja.  Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. (Efésios 5:14-16). Infelizmente, o valor da vida é tão desprezada por essa geração que hoje se mata e se tira a vida por qualquer motivo e circunstância. 
Por isso é necessário que nós, como servos do Senhor, venhamos a nos despertar quanto a 3 aspectos relacionados ao tempo:
1) Devemos discernir o tempo que estamos vivendo: Discernir significa reconhecer, perceber, distinguir e diferenciar algo ou alguém. Esse discernimento não é algo que vem de nós mesmos, mas de um conhecimento que vem do Espírito de Deus. Assim como foi no passado muitas pessoas hoje não tem tido discernimento quanto ao tempo que estamos vivendo. Infelizmente, muitos cristãos estão tão fascinados em “prosperar” e “ter” que esquecem daquilo que lhes foi prometido, como aquilo Deus tem preparado ( Jo 14:1-3).  Temos a Revelação de tudo o que irá acontecer e mesmo assim ainda somos incrédulos.
2) Aproveitando o tempo que temos: Em algumas traduções a expressão “remir o tempo” significa “aproveitando cada oportunidade”(Ef 5:16a). Paulo nos ensina a viver uma vida de vigilância e prudência. Aliás em muitas de suas parábolas Jesus também nos fala sobre a vigilância e a prudência, como na parábola das 10 virgens e dos talentos. Quando falamos de remir, isto significa “ter em nosso poder” o tempo, aproveitando o máximo a oportunidade que nos é dada. Existem pessoas que não oram mais, que não leem a palavra e que esqueceram por completo das coisas de Deus. Somos distraídos facilmente com o entretenimento quer ele dentro ou fora da igreja. Numa época como a de hoje devemos aproveitar da melhor maneira possível o nosso tempo.
3) Entender que o tempo de Deus está próximo: E assim como muitos religiosos judeus não perceberam quando o Messias chegou, HOJE, muitos cristãos estão também com vendas nos olhos em relação a volta de Cristo. Os sinais de sua vinda estão bem visíveis, mas muitos preferem não “enxergar” os sinais deste tempo. Jesus diz que assim como foi nos dias de Noé, onde comiam, bebiam e se casavam, assim será na volta do Filho do Homem (Mt 24:38-39).  Diz as Escrituras que eles não “perceberam” até que veio o dilúvio (Mt 24:39) Muitos não estão percebendo, mas um dos sinais da vinda de Cristo é justamente o abreviar dos dias...
Conclusão: Quando falamos que o tempo tem sido abreviado, temos a impressão que por ser curto o tempo não haverá mais chance de pessoas se salvarem. Parece que seria necessário que Ele “estendesse” o tempo. Porém a realidade é que o Senhor tem abreviado o tempo, para que muitas pessoas não venham a sofrer, nem se angustiar e nem se desfalecer na sua fé, mas que sejam poupadas das terríveis coisas que há de vir.  Como já falamos os dias são maus e a tendência é piorar cada dia mais. Por isso Jesus nos diz que devemos viver como se nada fosse nosso, pois tudo isso passará.  É claro que devemos buscar aquilo que necessitamos, porém não devemos “viver em função dessa busca pelo ter. A Palavra do Senhor diz: “Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria mas Ele, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias”. (Marcos 13:20).  Abreviar o tempo, portanto, significa encurtar o tempo de tribulação para que muitos, não venham a desfalecer pelas tribulações que hão de acontecer.  Devemos entender que o tempo da vinda de Cristo está próximo, como diz os santos profetas: “Porque está perto o dia, sim, está perto o dia do Senhor”. Ez 30:3.  “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”. 2 Pe 3:8-10. “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. Ap 1:3. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário