segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Ó Mestre, o mar se revolta"

“Ó Mestre!!! O mar se revolta”
Texto Bíblico: Marcos 4:35-41
Preste atenção ouvinte Jesus disse: “Vamos para o outro lado” Ele não explicou o motivo de passar para o outro lado. Jesus simplesmente está dando uma Ordem, Jesus está dando uma Palavra... Em nosso louvor de Abertura do Programa Palavra Amiga diz: “Basta Apenas uma Palavra!” amém você nisto? Jesus pede a seus discípulos que façam a Sua Vontade, sem precisarem entender o porquê. Se trazermos isto para as nossas vidas, muitas vezes sabemos exatamente o que devemos fazer, qual a direção de Deus para a nossa vida. Ele nos da uma Palavra, Uma Ordem, nos da algo para seguirmos, mas nos ficamos parados, estagnados. E em muitos casos não fazemos, porque queremos entender o porquê, entender o motivo de Deus ter dado esta Palavra. Muitos irmãos ficam neste impasse recebem uma direção de Deus, e ao invés de colocar em prática e obedecer ficam parados...
Porém a Ordem de Jesus é “VAMOS PARA O OUTRO LADO”
Irmãos é Jesus quem está mandando você passar para o outro lado. Portanto esta ordem não vem do pr. Euzebio, diac. Claudia, irmão Henderson e nem dos discípulos e sim do próprio Jesus. Isto significa que quando os discípulos entram no barco e começam atravessar para o outro lado eles estão em “Obediência ao Senhor Jesus”, a irmã Maria disse: “Faça tudo o que Ele pede!”. Eles obedeceram e colocaram em prática a Palavra do Senhor e o texto nos mostra logo a seguir que veio uma Tempestade. Irmãos muitas poderão ser as tempestades em nossas vidas. Por exemplo: materiais, espirituais, mentais, sentimentais, etc.
“Jesus estava dormindo num barco junto com seus discípulos, e de repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco”. Irmãos isto é um ensinamento muito importante para nossas vidas. Eu aprendo que mesmo Obedecendo ao Senhor, praticando a Palavra irei passar por tempestades nesta vida. A tempestade não veio somente para os outros, pois tinha mais barcos lá, mas para eles também. Então o problema, a dificuldade não vem só para aqueles que não tem Deus, que vivem sem Deus, eles vem para todos, inclusive para o servo do Senhor. O Senhor Jesus disse “no mundo tereis aflições!” Entenda uma coisa andar em Obediência, viver na Presença de Deus não significa que você não passará por Tempestades, significa sim que o SENHOR estará contigo em todo o momento! Quando a tempestade vem a nossa Fé é provada! Neste momento precisamos ter o entendimento de que seja qual for a proporção delas, Jesus tem poder e autoridade para acalmá-las!
“Jesus continuava dormindo. Nesta hora, os discípulos foram acordá-lo, pedindo ajuda para que não morressem. De acordo com as escrituras Jesus perguntou por que eles estavam com tanto medo, e disse a eles que eram homens de pequena fé. Em seguida, Jesus se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Logo depois de ter repreendido a tempestade, os homens ficaram perplexos e perguntaram quem era este homem que até os ventos e o mar lhe obedeciam”. Jesus disse por que temais homens de pouca fé. Isto significa que a nossa fé não pode ser fundamentada na nossa obediência. Nós podemos achar que vai dar tudo certo, porque nós estamos sendo obedientes, mas nem sempre seremos obedientes. Portanto nossa fé precisa ser fundamentada na PALAVRA DE DEUS, nós temos que pegar nossa fé e firma-la na Palavra de Deus.
Qual era a Palavra naquele momento e no dia de hoje? “Vamos para o outro lado” Jesus estava dizendo Nós Vamos para o outro lado... Nós vamos chegar! Irmão como chagaremos pouco importa o importante é que chegaremos por que Jesus disse. Você está entendendo?
O ato de “chamar Jesus” em oração ou por meio de um clamor, não significa um ato de pequena fé, pelo contrário, significa a confiança e certeza de que em Cristo podemos todas as coisas. Afinal de contas, nesta passagem percebemos que os discípulos viram o fato de Jesus estar dormindo como uma falta de preocupação com eles, com a possibilidade de acontecer algo grave: “Mestre, não importa que pereçamos?”... “Ó Mestre, o mar se revolta”.
Jesus, muito pelo contrário os diz “Homens de pequena fé”. Na certeza de que se preocupava sim com eles, e não teme as tempestades, e os quer bem, os ama!
Tenho uma ótima notícia para você: Jesus continua acalmando a tempestade!
Em 2016, Erick Schenkel, revelou que em uma viagem pelo Mar Egeu, em direção à Grécia, os barcos enfrentavam um mar revolto, e de repente, Jesus surgiu no meio da tempestade e acalmou as águas, salvando os tripulantes. As águas estavam extremamente agitadas e perigosas, e alguns dos barcos nesta pequena armada naufragaram. Os refugiados estavam com medo, assim como companheiros de viagem de Jesus estavam assustados, conforme descreve o evangelho de Marcos 4, sobre a travessia de Jesus e seus discípulos sobre o Mar da Galileia: “Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água”. “Mas as pessoas em um barco clamaram a Deus. De repente, uma ‘figura divina que brilhava apareceu no barco’. O barco inteiro sabia que era Jesus”, relatou Schenkel, acrescentando que de forma repentina, a tempestade se acalmou: “A partir desse ponto, o mar ficou calmo e tranquilo, e eles finalmente atracaram em segurança”. Os refugiados estavam tão convencidos de que a figura celeste era verdadeiramente Deus, que todos eles queriam se tornar seguidores de Jesus. Aleluia!
Quando Jesus fez cessar o vento e o mar, os seus discípulos se acalmaram como uma criança que se aquieta diante da ordem e autoridade do pai, Mateus diz que os discípulos se maravilharam. Marcos diz que eles temeram grandemente. Antes eles tinham medo da natureza. Agora eles temem o criador da natureza. Antes eles estavam amedrontados pelo vento, agora estão cheios de temor pelo Senhor do vento. Agora eles estão cheios de temor e admiração diante do poder de Jesus.
A quem você teme: as circunstâncias ou o Senhor das circunstâncias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário