segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Levanta-te e anda!"

“Levanta-te e anda!”
Texto Bíblico: Atos 3:1-6
Nos caminhos por onde andamos encontramos pessoas feridas, derrotadas, pessoas dominadas pelas drogas, jogadas no abandono, na miséria, esquecidas pelos familiares, e sentimos compaixão. Vem-nos logo o desejo de ajudá-las e nos perguntamos: que palavra proferir? Que gesto fazer para manifestar solidariedade? Como demonstrar nosso afeto?
Como cristãos, o caminho é contemplarmos a vida de Jesus, e recordamos que ele sempre encontrava a palavra, o gesto, o sinal para libertar a pessoa e fazer a vida brotar. Há uma palavra que Jesus usou diversas vezes e, mais tarde, também os apóstolos em sua missão: “levanta-te”. Posso dizer ao ferido meu desejo de ajudá-lo e até oferecer-lhe a mão, mas, ele é que deve se levantar. A ordem “levanta-te” foi dirigida ao homem de mão seca (Lc 6:6-11), ao filho da viúva de Naim (Lc 7:11-17), ao leproso que retornou (Lc 17:11-19) e neste caso merece uma atenção especial de nossa parte, pois aqui tem um princípio maravilhoso. Foram 10 leprosos sarados fisicamente, porém apenas um retornou para Agradecer e este que retornou recebeu uma bênção Especial em sua vida... Uma Palavra de despertamento espiritual: “Levanta-te e vai!” Tem muitas pessoas se contentando apenas com cura física e se esquecendo de se tratar espiritualmente. Jesus faz a obra completa, mas depende de você, ao cego Bartimeu (Mc 10:46-52) e em outras ocasiões.
Irmão para cada posição que o ser humano estiver o Senhor Deus tem uma palavra de despertamento “Levanta-te”.
1- Ao doente - Levanta-te toma a tua cama e anda Lc 5:24
2-Ao orgulhoso - Levanta-te e desce a casa do oleiro Jr 18
3- Ao pregador - Levanta-te e vai Jn 3:2
4- Ao faminto - Levanta-te, e come 2 Rs 19:7
5- Ao parado - Levanta-te e anda Mq 2:10
6- Ao ouvinte - Levanta-te e falarei contigo Ez 2:1
7- Ao espiritual - Levanta-te e resplandece Is 60:1
8- A igreja - levanta-te, amiga minha, formosa minha e vem Ct 2:10
Quando a pessoa se levanta, recebe o dom da cura! Jesus não age sozinho! Ele desperta a pessoa a assumir sua vida, andar com as próprias pernas. Jesus não carrega ninguém, pois o andar pertence à pessoa. Sei que é difícil levantar-se quando as derrotas se acumularam em nossa história pessoal e quase não temos forças para um gesto assim. E, ainda, não basta levantar-se: é necessário também andar. O homem ferido pode até achar que não o amamos, que somos duros nos sentimentos, não entendemos sua dor, mas, esse é o caminho ensinado por Jesus – levanta-te e andar!
Após a ressurreição do Senhor e a vinda do Espírito Santo, os apóstolos foram iluminados em sua ação. Pedro e João se dirigiam ao Templo e um homem que não andava se aproximou, pedindo esmola. Pedro repete o Mestre e lhe diz: “Ouro e prata não tenho, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda!” (At 3:6). Fizeram o que Jesus fazia. Sua riqueza era o exemplo de Jesus. Quando nos aproximamos da ovelha ferida, ter a palavra que a desperta, a palavra que Paulo usou após chamar-nos a ser filhos da luz: “Levanta-te, tu que estás dormindo, e Cristo te iluminará” (Ef 5:14).
Pedro e Paulo também receberam a ordem de se levantarem. Paulo a caminho de Damasco era um homem seguro, cheio de certezas, mas caiu e também recebeu a ordem: Levanta-te! O primeiro milagre é realizado por nós: ao levantarmos e tomarmos a nossa cruz, pois assim Jesus nos ordenou, cumprindo isto ai sim poderemos segui-lo. (Mt 16:24).
Eu posso ordenar ao homem sofrido que se levante porque eu mesmo tenho de tomar essa decisão em minha vida! A mesma palavra deve ser usada pela Igreja, se quiser imitar o Senhor. A Igreja não é para resolver situações através de dinheiro. Tem como vocação permitir que a pessoa se erga, permitir que tudo o que há nela possa desabrochar. A missão da Igreja é convidar cada pessoa: levanta-te e anda! A Igreja deve ajudar o ferido que decidiu levantar-se, mas, não se ensina alguém a viver um caminho se não se vive o caminho. A Igreja de Cristo não tem ouro nem prata, porque está decidida a ter liberdade. A Igreja tem que estar atenta pois, se cai na tentação da busca de bens e riquezas, é-lhe tirada a liberdade e fica aprisionada em muitas dependências. E começa a fazer concessões que lhe afastam da Palavra do Senhor!
Que possamos dizer como Pedro: “ouro e prata não tenho, mas o que tenho te dou: em nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda”. Amém

2 comentários: