segunda-feira, 24 de julho de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Uma Vida Crucificada"

“Uma Vida Crucificada!”
Texto Bíblico: Lc 9:23-25 e Mt 16:24-28
Ao lermos os Evangelhos podemos perceber que Jesus pregava, orava e abençoava a todas as pessoas, indistintamente. Portanto meu querido basta ter fé para receber as bênçãos de Jesus. Entretanto, depois de abençoar a todos, Jesus dizia: “se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” Querido ouvinte perceba que, para abençoar, Jesus exigia apenas fé, mas para Ele receber alguém como discípulo, eram necessários renúncia e compromisso verdadeiro. Na prática, muitas pessoas ainda se achegam diante da cruz desejando apenas ser abençoadas por Jesus, mas poucas estão dispostas a tomar a sua própria cruz a fim de segui-lO. Acham o preço muito alto!
O apóstolo Paulo disse aos coríntios: “Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus” (1Co 1:22-24). Essa é a mensagem que pregamos: “...que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Co 15:3,4). Reconheça-O, portanto, como Salvador e Senhor de sua vida, renuncie a si mesmo e tome a sua própria cruz. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5:17). Você precisa abraçar a cruz, diariamente, a fim de viver em quebrantamento, santidade e humildade. Paulo declarou: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20). Observe a declaração - “não mais EU” - “Cristo vive em mim”. Quando alguém entrega a sua vida para Cristo, “perde” a vida (velha) a fim de ganhar a vida (nova vida de Cristo). O ego dá lugar ao Espírito Santo e a vontade humana deixa de prevalecer. Deseje mais do que bênçãos e sucesso. Siga o exemplo de Jesus, que se humilhou a si mesmo e foi obediente até a morte na cruz. “Por isso Deus o exaltou a mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Fp 2:9-11). Uma vida crucificada significa voltar-se totalmente para o Senhor Jesus Cristo, porém grande parte dos cristãos estão levando uma vida estática, estão acomodados em sua zona de conforto. Deus não lhe salvou para que você tivesse uma vida estéril, sem frutos. “Quando Deus chama um homem, Ele o chama para vir e morrer” Bonhoeffer
Ilustração: O pastor Bonhoeffer, fazia de tudo para pregar Jesus Cristo como o Salvador. Ele viveu no tempo de Adolf Hitler. Alertou sua nação através de uma RÁDIO sobre o perigo que ela estava correndo por conta do nazismo. No período da guerra viajou para a Inglaterra, logo sua consciência cristã não lhe permitiu continuar em um local seguro, enquanto seus país estava sendo destruído pelo Nazismo. Voltando a Alemanha continuo a pregar sobre a “Graça Preciosa” e contra Hitler, até que foi preso passando por várias prisões por fim foi levado para o campo de concentração onde diversas vezes foi ameaçado e induzido a parar de pregar sobre a Graça Preciosa e a liberdade no Evangelho de Jesus. Eles diziam: “Pare de alertar contra Hitler e os nazistas, caso contrário sua família será morta”. Sua resposta a estas ameaças foi: “A minha família pertence a Deus, e vocês nunca vão conseguir que eu me renda ameaçando matar minha família”. Ele foi morto enforcado e cremado, suas cinzas foram espalhadas. Mais sua voz profética clama até os nossos dias. Hoje através do Programa Palavra Amiga Deus continua alertando o Seu Povo sobre o perigo de se afastar dos Seus Caminhos, da Sua Palavra... Irmãos não se espante, se em algum momento o pr. Euzebio, a dc. Claudia, e o irmão Henderson forem presos na tentativa de calar esta Voz Profética! Nós oramos para que possamos declarar: “Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro!” Fl 1:21.
Querido ouvinte experimente ter uma vida crucificada, totalmente entregue a Deus. Você não está neste mundo como um turista a passeio, desfrutando das belezas desta terra. Você é peregrino, forasteiro, seguindo em direção a pátria Celeste. Sua missão neste mundo é levar o Evangelho de Cristo aqueles que estão distantes desta realidade. O apostolo Paulo perseguiu os primeiros cristãos, consentiu na morte de Estevão, fariseu e mestre da lei, após o seu encontro com Cristo no caminho para Damasco ele deixou tudo para trás, a vida que ele tinha até aquele exato momento perdeu o sentido, agora ele descobriu o verdadeiro sentido da vida “JESUS”. Paulo mergulhou de cabeça na vocação que havia recebido de Cristo, submeteu-se a liderança dos apóstolos, passou vários anos em oculto buscando a Deus juntamente com a igreja, até que enquanto os apóstolos estavam em oração e jejum o Espírito Santo disse: “Separei Paulo e Barnabé para a minha Obra” At 13:2. Uma Vida Crucificada, imersa na Vontade de Deus reconhece as suas limitações passando a depender unicamente de Deus. Irmão saiba de uma coisa Deus não escolhe pessoas capacitadas, Ele as capacita para a Boa Obra” outra coisa Viver uma Vida Crucificada implica abandonar completamente o mundo. Permita-me explicar: O contexto desta frase não se aplica ao mundo físico, mais ao sistema mundano que é totalmente contra os princípios da Palavra de Deus. Se você deseja ter uma experiência cristã profunda com Deus é preciso ter a mente de Cristo, nesses últimos dias a perseguição é IDEOLOGICA, isso é, na mente. Abandonar o mundo é se desprender de tudo que vai de encontro à Palavra de Deus, que é a nossa regra de Fé e Prática. Abrace, portanto, a sua cruz e desfrute da vida de abundância e êxito que o Senhor preparou para você! Você irá plantar e colher, lutará e vencerá, mas acima de tudo, andará em santidade e desfrutará da intimidade do Pai.
Queremos aproveitar este momento e te convidar a buscar a Deus em oração pedindo-Lhe perdão pela distância que você está daquilo que Deus planejou para você. Em arrependimento ore a Deus, peça que ele te leve para mais perto D’Ele que seu caráter seja influenciado pela Santidade de Deus. Que possamos viver uma Vida Crucificada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário