quarta-feira, 22 de março de 2017

Batismo no Espírito Santo e Batismo nas águas

Batismo no Espírito Santo e Batismo nas Águas
Introdução:
Todos nós ao nascermos do ventre de nossas mães não passamos de natimortos espirituais. Ou seja, já nascemos espiritualmente mortos, separados de Deus, sem conhecê-lo, pois segundo a carne somos filhos de Adão, aquele que introduziu o pecado no mundo e através de quem todos nós morremos.
 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” Romanos 5:12
Se o homem nasce, cresce e morre, simplesmente isto, está fatalmente condenado à perdição, pois nunca jamais conheceu a Deus, ou seja, não tem a vida eterna.
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3
E para conhecer a Deus é preciso nascer de novo, da água e do Espírito, como ensina o Senhor Jesus Cristo:
“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3
“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” João 3:5
Nascer da água significa ser batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como ensina o Mestre:
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” Mateus 28:19
E nascer do Espírito significa ser batizado com o Espírito Santo, como está escrito:
“Disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Lucas 3:16
E notemos bem que ambos os batismos são requeridos para a salvação. Veja estes trechos bíblicos onde os dois batismos são decisivamente mencionados nas Escrituras:
“Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.” Atos 8:14-17
Na situação acima, veja que primeiramente foram batizados nas águas, nasceram da água, e posteriormente, foram batizados com o Espírito Santo, nasceram do Espírito, foram regenerados e passaram a ser nova criatura.
Agora veja a situação em que primeiramente foram batizados com o Espírito Santo, e depois batizados nas águas:
“Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro: Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.” Atos 10: 44-48
Esta última situação foi o que se deu no meu caso específico, pois primeiramente fui batizado com o Espírito Santo, posteriormente, dias depois, fui batizado nas águas.
E, novamente, nos diz o Senhor Jesus:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Marcos 16:15,16
Vejamos que o Senhor NÃO diz neste trecho bíblico: “quem crer será salvo”, mas “quem crer e for batizado será salvo”. E isto também está em Romanos 8:9:
“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
E a Bíblia nos explica ambos os batismos, e é pela Bíblia que podemos entender que o batismo nas águas significa a submissão a Cristo e o perdão dos pecados, enquanto o batismo com o Espírito Santo é o novo nascimento.
“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38
O Batismo nas Águas
“Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a arca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água. Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo,” 1 Pedro 3:20-21
Muitos há que ouvem o Evangelho e o desprezam, morrem sem nunca terem sido batizados nas águas e nem no Espírito Santo. Estão condenados por causa de seus pecados, segundo as Escrituras.
Há os que ouvem o Evangelho e se simpatizam com ele, chegando a ser batizados nas águas, porém morrem sem ter recebido o batismo com o Espírito Santo. Também estes morrem perdidos, pois diz o Senhor:
“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” João 3:5
E novamente:
“E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Romanos 8:9
O batismo nas águas é um ato ministrado por discípulos do Senhor Jesus Cristo aos que optam por segui-lo. Todavia o batismo no Espírito Santo é um ato exclusivamente divino, ministrado pelo próprio Deus:
“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Mateus 3:11
E, finalmente, há os que verdadeiramente crêem no Evangelho, são batizados nas águas e são batizados no Espírito Santo. São estes os filhos de Deus. São estes nos quais se cumprem as palavras de Deus quando ele fala sobre a Nova Aliança:
“Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.” Hebreus 8:8-12
O Batismo com o Espírito Santo
“Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.” Tito 3:4-7
“Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” Efésios 1:11-14
“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30
É, pois, evidente pelos trechos bíblicos acima que ninguém pode ser regenerado e salvo senão mediante a atuação do Espírito de Deus. E sendo a regeneração o novo nascimento, o nascer do Espírito, é igualmente evidente que sem o batismo com o Espírito Santo não há salvação.
“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” 1 Coríntios 6:9-11
Também já vimos, pela Bíblia, que só tem a vida eterna quem conhece a Deus:
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3
E ninguém pode conhecer a Deus sem o Espírito Santo:
“Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.” 1 Coríntios 12:3
“Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mateus 11:27
Esta revelação, o conhecimento de Deus, não depende de homens, mas é um ato sobrenatural divino:
“Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.” Mateus 16:13-17
O que as Escrituras estão dizendo é que a salvação é um ato soberano e reservado de Deus, operado exclusivamente pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo, não tendo o homem nenhuma participação nela. Em outras palavras, a porcentagem de contribuição que o homem pode dar para a sua própria salvação é igual à zero por cento, fato este que abala e que faz ruir solo abaixo toda e qualquer doutrina religiosa que reivindique a participação humana na salvação da alma. Mas é precisamente isto o que dizem as Escrituras:
“E clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.” Apocalipse 7:10
“Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus,” Apocalipse 19:1
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” Efésios 2:8
“De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio.” Salmos 62:7
O homem responde à salvação de Deus, obedecendo-o pela fé, sendo que a obediência que o salva não é a sua própria (a do homem), mas a obediência de Cristo, o qual cumpriu perfeitamente toda a Lei de Moisés e se ofereceu, sem pecado, como sacrifício pelos nossos pecados.
"Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos." Romanos 5:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário